terça-feira, março 30, 2004

PIADA DE MAU GOSTO

In light of the Madrid bombings France has raised its terror alert level from "Run" to "Hide".

The only two higher levels in France are "Surrender" and "Collaborate".

FA
OU FAZES OU SAIS DE CIMA

Hoje vi Catarina Flores entalada no trânsito.

Dr. Santana Lopes, faça qualquer coisa!

FMS

segunda-feira, março 29, 2004

PARLAMENTO VAI TER A SUA CRECHE



Esta é a notícia da semana, pelo rasto de esperança e pelos tempos de ecumenismo político que fazem supor serem os do futuro. Até parece que já os estou a ver, o raio dos petizes. Os do PP a brincarem às touradas de Bíblia na mão, os do PSD a oferecerem rebuçados para fazerem amigos, os do PS indecisos até à depressão quanto ao brinquedo a utilizar, os do PC a pintarem as figuras do Capital contado às crianças e os do Bloco a experimentarem as infinitas possibilidades do sexo precoce. Os que chegarem a nascer, claro.

FMS
O ÓBVIO ULULANTE



E a Nova Direita? Existe uma Nova Direita? Acredito que sim. Uma Nova Direita perfeitamente heterogénea, com sensibilidades várias e experiências várias. Mas com traços comuns que interessa sublinhar. Entre os meus parceiros de geração - vocês conhecem alguns - estão pessoas que nunca militaram em organizações revolucionárias; que nunca defenderam ditaduras, à Esquerda ou à Direita; que leram História e aprenderam alguma coisa com ela; que amam a liberdade e não toleram interferências abusivas na sua esfera íntima; que são capazes de abominar o Estado Novo e o dr. de Santa Comba - mas que não esquecem a deriva sinistra que a revolução de Abril tomou logo a seguir; e que, sobretudo depois do 11 de Setembro, perceberam cristalinamente que entre a civilização e a barbárie - dito de outra forma: entre uma civilização imperfeita e uma barbárie perfeita, só existe uma opção.

É pouco? Não, não é. Depois de um século XX sem emenda nem desculpa, convém recomeçar pelo básico.


João Pereira Coutinho

FMS
QUEM DESDENHA QUER VENDER



Hoje à noite, a TSF cumpre o sonho de todo o sádico, juntando à volta do mesmo microfone Saramago, Soares, Marcelo e Barata Moura, que discorrerão sobre a opus última do primeiro. Não serei um dos ouvintes. Conheço bem as noites aziagas em que vejo aqueles concursos para ver quem come mais cachorros quentes em menos tempo. E, para além disso, duvido que, no meio de tanto vómito pós-moderno e vacuidade intelectual, alguém colocará ao nosso Nobel a pergunta que se impõe. Saramago desdenha a Democracia tal como ela está, acha que o poder do povo seria muito bonito, mas só se o povo fosse bonito. Mas ainda não percebeu que os ignorantes que se vergam à corrupção do sistema e que tanto despreza são precisamente os mesmos que esgotam as edições dos seus delírios literários.

FMS
FUI EU

Um documentário que passou ontem à noite aqui no Channel 4 entitulado “God’s Lethal Weapon” sobre “The Passion of the Christ” do Mel Gibson irritou-me. Só o título já alertava para a “chico-espertice” que aí vinha.

Irritou-me o gajo da Vanity Fair com ar de intelectual de vão de escada. O fulano do canal E! também não ficava atrás com as suas insinuações mal amanhadas acerca da sexualidade do Mel Gibson. Até o desgraçado dos Evangélicos que de certeza foram desencantar num latifúndio qualquer algures entre Wichita e Tulsa foi um erro de casting.

Em suma, uma porcaria de programa mas que teve o condão de me tirar do sério. E porquê?

Em primeiro lugar porque a premissa principal do programa era que o Mel Gibson é um perigoso fundamentalista cristão cuja missão na Terra é acicatar o ódio dos Cristãos contra os Judeus. O filme mais não seria então do que o pôr em prática desse plano. E eu que gosto tanto das teorias de conspiração!

Em segundo lugar porque questionavam incessantemente a honorabilidade do Mel Gibson por causa das opiniões mais que questionáveis do pai Hutton. É das coisas mais vis que há querer virar um filho contra o seu pai. Que o velho Gibson não é bom da cabeça já sabemos, quanto ao resto respondo como o próprio Mel: “He’s my father. That’s all there is to it. Don’t even go there.” Isto aplica-se a qualquer pai e qualquer filho. Isto chama-se decência.

Em terceiro lugar porque estavam constantemente a querer interligar as opiniões políticas do Mel Gibson (próximo dos nacionalistas Australianos) com a sua religião e, mais ainda, com a defesa dos valores tradicionais da família e da segurança. Não está nada mau para quem diz lutar contra preconceitos e discriminações.

Finalmente aborreceu-me porque me senti pessoalmente ridicularizado nas minhas próprias convicções religiosas. Todo o discurso parecia ir no sentido de que o filme era religiosamente odioso, historicamente errado e teologicamente fraudulento. Serão então estes os critérios a utilizar para avaliar qualquer filme de ora em diante? Mesmo que seja sobre o Siddartha Gautama ou o Che Guevara? Que teoria seguimos? Que guião utilizamos?

O que os detractores do Mel Gibson não querem perceber é que ele faz este filme porque pode. Tem dinheiro e fama suficientes para isso. Claro que também tem público para assegurar um bom retorno financeiro. Mais importante (sobretudo para ele) é que consegue fazer no ecrã a sua própria via crucis. Não é por acaso que as mãos que se vêem a cravar o prego na mão de Cristo são do próprio Mel Gibson. O que ele nos diz é que foi ele quem matou Cristo. Não os judeus ou os romanos mas ele.

O filme tem tanto mais impacto quando cada um que testemunhar o sofrimento atroz de Cristo (sem paleativos, eufemismos ou falinhas mansas) chegar à mesma conclusão: essas mãos podiam também ser as minhas. Eu também matei Cristo. Só não tenho dinheiro, fama ou sequer coragem para fazer um filme assim.

FA

quinta-feira, março 25, 2004

CONVERSA TELEFÓNICA ENTRE QUEM NÃO ENTENDE MUITO DO ASSUNTO

- Gostei do post, principalmente da questão das 72 virgens..
- Nunca percebi essa história, quer dizer, afinal 72 virgens não é assim tanto se pensarmos que lá ficam a eternidade..
- Pois..
- Além do mais, deixariam de ser virgens e depois os mártires têm que viver com 72 mulheres eternamente..
- Pior! Se calhar são virgens para sempre, ou seja, chegam lá cima, podem olhar e nicles, mai' nada!

DBH
ESPERA-SE CONDENAÇÃO INTERNACIONAL DA FATAH, OU NÃO.



Israel assassinou um velho tetraplégico esganiçado e com isso despoletou uma forte reacção internacional.
Será que os nossos intelectuais (VM, por exemplo) vão reagir contra a Fatah depois disto:

Telavive, 25 Mar (Lusa) - Pela segunda vez, em menos de 10 dias, soldados israelitas detectaram e neutralizaram cargas explosivas transportadas por crianças palestinianas

Há pouco mais de uma semana, outra criança, de 10 anos, fora utilizada para fazer passar uma carga explosiva pelo mesmo controlo militar.

A criança, que trabalhava habitualmente junto ao posto de controlo, em horário pós-escolar, quando foi detectada pelos militares disse desconhecer o que continha o pacote, explicando que lho tinham entregue para ser o depositar num local indicado, do outro lado do posto.

Confrontado posteriormente, Hussam Abdu contou que guerrilheiros do Tanzim (Fatah) lhe deram 100 shekels (cerca de 20 Euros) para comprar remédios para a mãe, prometendo-lhe que suicidando-se seria a única possibilidade de se "casar", pois teria 72 virgens à sua disposição no paraíso.


De lembrar que a Fatah Tanzim é a facção armada da OLP, cujo líder é presidente da Autoridade do estado da Palestina, Yasser Arafat.

Será que é "terrorismo de estado"? Será que só um lado é que tem falcões? Será que o presidente Arafat está a tentar conter a popularidade do Hamas (religiosos) actuando com a Fatah antes deles, à custa de crianças palestinianas?

DBH
ADENDA AO POST ANTERIOR

A frase que serve de título ao post anterior consta do novo dos Divine Comedy, que tem Neil Hannon no seu melhor, assombrado por Scott Walker, Kurt Weill e Oscar Wilde. E que, acima de tudo o resto, tem que ser comprado, roubado ou descarregado. Despachai-vos.



FMS

quarta-feira, março 24, 2004

YOU AND I GO TOGETHER LIKE THE MOLAR AND THE DRILL:

Amigo Animal,

Muito nos separa, mas no essencial estamos de acordo. A minha é a tua luta.

FMS
ARREAR NA BANDEIRA


Lido na Lusa:
"A resolução constata uma omissão na utilização da bandeira regional nas instalações e actividades dependentes do Governo da República na Madeira, "mormente no Palácio de São Lourenço (residência oficial do ministro da República), na Capitania do Porto do Funchal, na Fortaleza do Pico, entre outras".

Por isso, a ALR delibera "o cumprimento sem reservas e de imediato" do Decreto Legislativo Regional por parte de todas as instalações e actividades dependentes do Governo da República na Região Autónoma da Madeira.

A resolução será enviada ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e ao Ministério Público para que actuem "em conformidade
".

Nem mais! Mesmo que a bandeira e os símbolos nacionais sejam da competência absoluta da AR, o PR e o PM que actuem em conformidade... Quem pode, manda.
DBH
JÁ LÁ ESTAMOS


O Francisco José Viegas, Pedro Mexia e Pedro Lomba têm uma nova segunda casa. Com notas e apontamentos? Com citações e reflexões pessoais? Isto é mais que fora do mundo, é mesmo fora do nosso tempo. Óptimo!

DBH

terça-feira, março 23, 2004

O MEU CANDIDATO



O Ivan coloca Tabucchi como o seu candidato ao PE. Como Tabucchi está num lugar não elegível será que o Teguível gosta só do facto de ele ser candidato?

Típica posição da esquerda fashion, o escritor só existe na lista para fazer número (mediático, entenda-se). Por mim, gostava de ver Ângelo Correia como candidato e eleito.
DBH
Singapura

Deixo hoje estas paragens de regresso a terras de S.M. Britanica (que estas ja' deixaram de-o ser ha' algum tempo...)

Singapura pode ser na Asia mas tem pouco de asiatico. E' limpa, organizada, funcional e sobretudo "ar condicionada". Nada a haver com a Tailandia ou (advinho eu) a vizinha Malasia. Apesar de uma certa artificialidade e' muito confortavel!

Um fenomeno interessante aqui e' a rapidez com que edificios sao construidos e deitados abaixo. Um condutor de taxi garantiu-nos que o verdadeiro lema de Singapora e' "now you see it now you don't" porque enquanto o visitante vai e vem a paisagem urbana altera-se (nem sempre para melhor na opiniao do taxista em causa). Recomendo pois aos visitantes que se despachem e nao deixem de fazer uma visita ao Hotel Raffles ou ao Fullerton (antiga central de correios e bar agora convertido em hotel de 5 estrelas). Vale a pena.

Obrigado ao Miguel Melo por nos mostrar as vistas e deixar-nos fazer do "seu" excelente restaurante Esmirada a nossa cantina oficial.

FA

domingo, março 21, 2004

A POMBA-RELÓGIO



O perigo das declarações do dr. Soares é tal que o eurodeputado, capaz de ceder tudo pela paz, devia ser conhecido por "a pomba-relógio".

DBH
MAS, PIOR QUE O DIÁLOGO SERIA A AMINISTIA



DBH

sexta-feira, março 19, 2004

AS PESSOAS NÃO SÃO NÚMEROS

Ao que parece, o sitemeter teve um ataque nervoso e resolveu dar informações desvirtuadas (assim tipo TSF) sobre a afluência a alguns blogs. Houve mesmo quem se irritasse a sério e partisse para os tribunais em litisconsórcio activo.

Não me parece caso para tanto. É bom saber que somos lidos, mas convém relativizar as audiências. Os leitores de blogs são só e-leitores. O Barnabé é que os trata como eleitores.

FMS
AVISO AOS LEITORES

Amanhã, pelas 15 horas, parte do Largo Camões mais uma manifestação pacifista espontaneamente convocada por sms, pelos blogs e por panfletos do PCP. Eu, que não perco um espectáculo de variedades, um arraial popular e nem sequer uma quermesse paroquial, marcarei presença nas festividades. Se algum leitor se quiser apresentar e trocar impressões pós-modernas sobre o pensamento de Negri, Chomsky ou Boaventura, basta procurar o galhofeiro com a seguinte t-shirt:



A sério, não tenham vergonha.

FMS

quinta-feira, março 18, 2004

ANÚNCIO

Ansiedade?
Má disposição súbita?
Descontrolo emocional?
Sente-se perdido?
Ostracizado?
Esquecido pelos amigos?

Faça como nós: processe o SITEMETER!!!

JV DBH
HÁ DOIS ANOS ATRÁS, MANDÁMOS EMBORA O MONSTRO DO PÂNTANO



DBH
"Acordar o Povo"

(conversa no banco de trás de uma pickup na volta de mais um dia de mergulho no Golfo da Tailandia a propósito da campanha eleitoral em curso)

Australiano: Acho muito estranha esta maneira de fazer campanha.

Canadiano: Sim, sim só mesmo num país como este. Prendem um par de altifalantes a uma carrinha e vai de fazer barulho.

Australiano: E que barulho. Deve ser para acordar as massas!



Noto que a Sul-Coreana mantem um silêncio prudente... noto que eu tambem!

FA
ELE TAMBÉM?



Há muito que achamos que a página política do Público é um orgão oficioso do BE, mas hoje foi a secção de Sociedade a meter uma farpazinha.

Nesta notícia, o repórter Bruno Contreiras Mateus, descreve um "Fórum da Cidadania" que decorreu ontem na Escola Profissional Val do Rio. Entre os participantes estava (sic) "o deputado do CDS/PP Guilherme Oliveira Martins"...

O ex-Ministro do PS até é católico, educado, culto e boa pessoa mas... havia MESMO necessidade de escrever que é do CDS? Daqui a pouco vão dizer o Prof. Sousa Franco também não é de esquerda.

DBH
QUE VIVAM FELIZES PARA SEMPRE



FMS

quarta-feira, março 17, 2004

VER PARA QUERER


(O General Kaúlza de Arriaga passa revista à Guarda de Honra da CPM 3525, com o Cmdt
da Companhia Cap Cav Fernando Ramos e o Ajudante de Campo Cap Cav Mário Tomé.)


O Coronel na reforma Mário Tomé tem um hábito curioso que deve radicar no seu profundo conhecimento das artes bélicas: deixa pousar os seus inimigos. Literalmente.

Passo a explicar.

Quando o Marechal Spínola entregou a alma ao criador, este militar graduado em político bateu-lhe até mais não poder. Consta que não terá obtido resposta.

Não contente com isso, desancou há tempos Maggiolo Gouveia que, como é do conhecimento geral, também se encontra pouco vivo. Réplica? Zero.

Recentemente, aproveitou com elegância o falecimento do seu antigo comandante para ajustar contas antigas. Saldo 100% positivo.

Chama-se a isto contraditório à moda do BE (secção UDP).

Como o santo homónimo, também este Tomé vê para crer (antes de querer bater).

"A galope, à carga! Contra os mortos!" Podia ser o seu grito de guerra.

Ontem, explicou no DN (em resposta a um dos jornalistas que maior conhecimento tem da África Lusófona) a sua versão enviesada dos factos. Mas não vence. Nem convence. Já nem aborrece.

Nestas arremetidas contra espíritos, Tomé está lá todo. Está lá tudo.

O ressaibo. A acrimónia. O delírio. A vingança. A parcialidade. A estagnação. A Albânia.

"Agora é albanês, mas quando andei na tropa com ele em 1967 andava sempre de pingalim e não poupava um castigo a ninguém." disse dele um camarada de armas, talvez só por despeito. Talvez não.

O facto é que o bravo oficial se saiu mal das três vezes.

Estes três mortos, com todos os seus defeitos e circunstâncias, estão mais vivos que ele e sobreviver-lhe-ão por muitos anos.

JV

P.S.: Era isto que dizia Mário Tomé em 1980 (21 de Fevereiro).

"Passo a citar Babeuf em 1795.
- E vós mandatários do povo! Preocupai-vos apenas, longe de o entravar, em ajudar o seu avanço. É o vosso único meio de salvação. Escutai a voz do povo e sede apenas seus intérpretes... Deste modo, o povo perdoar-vos-á o haverdes sido por um momento os intérpretes da voz do falso povo, domínio feroz do povo infinito e incomensurável, do povo a quem tudo se deve e que merece tudo. Sob esta condição, esse verdadeiro povo salvar-vos-á da voragem do povo carnívoro que, depois de todos os favores que outrora recebeu de vós, continua a ameaçar-vos surda e furiosamente. Apesar de algumas precauções que haveis tomado contra essa raiva, não vos imagineis fora de perigo das mordeduras; não acrediteis sequer poder salvarmos sem o auxilio e o constante apoio do verdadeiro povo.
Como a linguagem dos revolucionários permanece válida apesar de duzentos anos de distância! E como, por isso mesmo, os pusilânimes do século XX não são capazes de seguir, sequer de repetir palavras tão claras, tão simples e tão verdadeiras!
Que aqueles que no Conselho da Revolução defendem Abril tenham coragem de as seguir. De qualquer forma, o movimento popular segue em frente, amplia-se, radicaliza-se e tormar-se-á imparável."


Diário da Assembleia da República, n.º 18
I legislatura, 4.ª sessão, página 678
FINAL FELIZ

Depois da notícia que transcrevemos no post de baixo ainda haverá quem se atreva a dizer que a vitória do PSOE é a vitória da democracia?
Eu reformulo.
Depois da notícia que transcrevemos no post de baixo ainda haverá (para além do BE, do PCP, do PS, de uns quantos nostálgicos do Maio de 68 e da ARA) quem se atreva a dizer que a vitória do PSOE é a vitória da democracia?
É bom saber que os terroristas também se regozijam com este resultado eleitoral. Que consolo. Que sossego. Que feliz coincidência, não é? Pode não ser original, mas é bonito e é verdadeiro diálogo inter-cultural.
Ter-se-ão convertido à democracia? A avaliar pela forma perfeitamente não discriminatória como chacinaram, diria que sim.
Agora teremos paz.
Pelo menos enquanto os tutores de Zapatero o considerarem "digno" de uma trégua.
Tudo está bem quando acaba bem.

JV
OBRIGADINHO, APAREÇAM SEMPRE

As brigadas Abu Hafs el Masri, que reivindicaram os atentados de 11 de Março, enviaram um fax a um jornal árabe onde revelam ter «parado as operações em território espanhol contra os chamados alvos civis» até saber as «orientações do novo governo», que será liderado por José Luis Zapatero.

No comunicado enviado ao jornal «Al Hayat», com sede em Londes, as brigadas fazem referência ao novo executivo de Espanha, em alusão à vitória do PSOE, que prometeu retirar o exército espanhol do Iraque. O texto diz ainda que o «povo espanhol escolheu a paz».


(este era parte do texto inicial da notícia da TSF que, entretanto, foi retocada)

JV
WE´RE IN THE ARMY NOW



Os autores do Fogo de Barragem alistaram-nos simpaticamente como "Equipa de Assalto" no combate que prometem travar contra múltiplos Partizans.

Gratos pela referência, não podemos deixar de notar que se trata de um profundo erro estratégico.

O carácter (mesmo) incontornável de algumas das nossas unidades torna-nos mais aptos para a artilharia pesada.

JV
O POVO DE BACO:



Theodore Dalrymple insurge-se aqui contra uma célebre e nobre tradição britânica.

Resumindo, "the mass public drunkenness among our youth that is now to be witnessed weekly in every British town and city, and which has finally rung alarm bells in the corridors of power, is regarded by our European neighbours, with reason, as our most salient national characteristic. But if you mention this rather disagreeable fact in polite liberal company, someone inevitably will pipe up about Gin Lane.

This reference to the London of quarter of a millennium ago is supposed to comfort us, either by implying that 'twas ever thus, so that there is really nothing to worry about, or by implying that it represents a strange genetic atavism about which it is impossible to do much"


Pois que não concordo. É nas manifestações de barbárie social como a referida que os britânicos demonstram todo o seu idiossincrático pluralismo, encerrando cada um deles uma antropológica democracia: politicamente conservadores, socialmente liberais, comportalmente reaccionários.

FMS
GOD SAVE THE KINKS:



Para um monárquico hesitante e descomprometido como eu, só notícias como esta me fazem arrumar a trouxa e partir para as trincheiras de Olivença.

FMS
UMA FRASE FAMILIAR...



Ao ler, fora do contexto, uma aula da Charlotte, encontrei uma frase familiar aos meus ouvidos:

O quê? Há um gajo barbudo que lança trovões quando se aborrece comigo? Que determina o meu destino em conjunto com outras divindades esquisitas e, com certeza, foleiras? Era só o que faltava! Pfff... Zeus... olhaolha... deve ser deve...

Claro que também podia ser uma sua"cena da vida conjugal"!

DBH
O TELEMÓVEL VERMELHO



O Barnabé já colocou dois "posts", na internet, com mensagens SMS, para convocar uma Manifestação de esquerda.

Será que depois também vão dizer que foi "espontânea"? E depois dizem que não têm ligações em Espanha...

DBH
LA HORA DE SANCHO PANZA
Por César Alonso DE LOS RÍOS




«¡VÁLGAME Dios! -dijo Sancho-. ¿No le dije yo a vuestra merced que mirase bien lo que hacía, que no eran sino molinos de viento, y no lo podía ignorar sino quien llevase otros tales en la cabeza?».

Realista, sanchopancesco, Zapatero ha sabido interpretar la nula predisposición de una gran parte de la ciudadanía española ante cualquier tipo de Causa que suponga riesgo o incertidumbre. Así que bastó con hacer girar la masacre del jueves 11 contra el PP para que se produjera una inflexión inimaginable en el electorado. Los estrategas del terrorismo habían calculado muy bien. La matanza se convirtió en victoria electoral.

Toda esta experiencia ¿significa una vuelta de la sociedad española al ensimismamiento? Desde luego. No hay posibilidades de representar un papel importante en la escena internacional sin pagar unos costes. Pero el pragmatismo que parece enseñorear los espíritus de la izquierda española tiene, además, otras consecuencias en política interior. Va a suponer un retroceso de siglos, la vuelta al taifismo. A partir de la filosofía del mínimo riesgo, por no decir nulo, la izquierda española está dispuesta a escapar a las confrontaciones que se derivan de las aspiraciones regionales. Los resultados electorales del 14-M no sólo son el exponente del ensimismamiento sino también la renuncia al proyecto común que representa España en cuanto éste también supone tensiones y sacrificios. La dimisión nacional que estamos viviendo y que viene aconsejando el PSOE es una rendición en toda regla a los nacionalismos en el País Vasco y Cataluña.

ENTRE los votantes propios y los ajenos, quince millones de ciudadanos están de acuerdo con Zapatero en que ha sido un gran error haberse embarcado en una «aventura» exterior, del mismo modo que lo es defender la idea de la Nación. Por esa razón, para el PSOE no hay que enfrentarse al terrorismo exterior y hay que dialogar con el interior. Si para acabar con ETA hay que trocear el territorio, se hace. Paz por territorios. Viva la paz.

Esta es la clase de realismo en la que militan los quince millones de españoles que han votado las opciones partidarias que lidera el PSOE. Tabla rasa de valores. Un pragmatismo que tratan de disimular con ropajes ideológicos que huelen a alcanfor.

CURIOSAMENTE, se está dando una inversión de los papeles tradicionales de la derecha y la izquierda. Mientras lo propio de ésta ha sido tradicionalmente el utopismo, ahora el PSOE se entrega al minimalismo moral cuando no a la asunción de la inmoralidad. Por el contrario, la derecha asume causas y misiones idealistas o quijotescas. Es, desde luego, el caso de Aznar y de Zapatero en política internacional y desde luego en la llamada política territorial. El PSOE se entrega a todas las opciones, dimite de todos los principios. Tan sólo le interesa el triunfo político aun cuando sea tan aventurado como el que acaba de tener el 14-M.

La sorpresa, la perplejidad casi, que han producido los resultados electorales quizá están impidiendo una lectura en profundidad de ellos. Quizá no se está valorando la artificialidad de aquéllos. Son, como he dicho, la consecuencia de la estrategia planteada por un tercero, en algún lugar del mundo o quizá de la propia España, pero no son el fruto natural de la política que venía haciendo el PSOE ni la que le corresponde a éste como partido. Por esa razón quizá sea conveniente escuchar a don Quijote cuando dice «Calla, amigo Sancho... que las cosas de la guerra, más que otras, están sujetas a continua mudanza».

(ABC)

JV
¡ARRIBA ESPAÑA! ¡ARRIBA GÓMEZ!




A impagável Gomes de Lá, em Ca(u)sa Sua, revelou anteontem - talvez inconscientemente - (mais) uma característica peculiar que o Portugal democrático, francamente, desconhecia.

Manifestamente dotada para clarividentes juízos de antecipação póstuma, de lá, a Gomes diagnosticou e prognosticou o fim da Direita portuguesa, "aliás bastante mais incompetente que a sua congénere espanhola".

Se ao impenitente assanho MRPPista juntasse a capacidade marxista de auto-crítica veria que, com correcções de pormenor, a expressão assenta ao PS como uma luva.

Diz Gomes que "agora será a vez da Espanha mostrar que o terror se combate com firmeza, tenacidade e inteligência, mas sem perder os valores democráticos e os direitos humanos, sem descer à barbárie dos terroristas." esquecendo que foram sus hermanos quem criou o celebérrimo e benemérito GAL.


Já lhe adivinhávamos o modo grácil em expressões singelas como a das "crianças no Iraque" que, por morrerem devido à explosão de "bombas", justificam plenamente o aborto e a das outras 10.000 entregues ao Estado, que preferia que não tivessem visto a luz do dia.

Já lhe descortinávamos a largura de horizontes quando apunhalava o camarada Lamego a golpes de cimenteira.

Já lhe conhecíamos o lúcido arrepio face aos cavernícolas que, vá-se lá saber porquê, recusam experimentalismos que têm por objecto os mais pequenos e mais fracos.

Até já lhe desculpávamos a empáfia gongórica que vem usando para falar da esquerda, da sua esquerda, salvífica e redentora, benfazeja e arejada, despoluída e dialogante, inteligente e sensível, racional e altermundialista, que lava mais branco, tem bifidus activo e aloe vera.

Mas tudo isto é nada ante a perplexidade de ver uma diplomata usar, por entre alardes de esquerdismo, uma expressão conotada com Francisco Franco para incitar à mudança!

Tendo em conta que o Caudillo foi autor do estudo "Como ocupar Portugal em 12 dias" e que Ana Gomes arvora hoje com gáudio o seu mote, é caso para perguntar que tenebroso propósito se esconde por trás da profecia "Portugal não tardará...".

Será para levar a sério ou não passa de mais um "gomismo"?

JV
A SURFAR A ONDA SOCIALISTA

O PS anda eufórico a surfar a onda do PSOE. Mas, sabendo nós que é um partido internacionalista, porquê parar antes dos Pirinéus?

Será que vão continuar a tentar imitar os seus parceiros europeus? Como o partido socialista austríaco, que fez uma aliança com o partido de Haider?

Será esta a nova coligação para o PS?



(com agradecimento ao Blasfémia)

DBH
TAMBÉM SERÁ RESPONSÁVEL?

Sampaio defende manutenção da GNR no Iraque. Será que, para Carvalhas, Sampaio também será responsável por eventuais atentados que Portugal possa vir a sofrer?

DBH

terça-feira, março 16, 2004

ABJECTO POLÍTICO IDENTIFICADO




Carlos Carvalhas, o último soviete, resolveu dar hoje um ar da sua graça.
Arranjou maneira de se desembaraçar da eventual réstea de vergonha que a sua cara ainda albergasse e responsabilizou o governo (não os terroristas) por eventuais atentados que Portugal possa vir a sofrer.
Nada na esquiva e ciciante criatura faria duvidar, por um segundo que fosse, desta sua compulsiva apetência para o disparate: cumpriu com distinção o que dele se esperava.
A verdade é que é cómico ver o líder do estalinismo de trazer por casa em empertigada defesa da Democracia e do mesmo Estado de Direito que está ideologicamente apostado em destruir.
Lá, nos países em que, para seu regozijo, a “democracia popular” (ainda) subsiste não há terrorismo: o Estado conserva o monopólio do terror e redistribui-o de forma generosa.
Hoje, Carvalhas mostrou a sua raça, a forma grotesca como joga tudo na baixa política.
As alarvidades do cavalheiro da foice rubra passariam sem menor reparo, ou com mero sorriso, não fosse o minúsculo detalhe do rol de crimes que a sua religião doentia teimou em semear no mundo.

JV
DEMOCRACIA:0 TERRORISMO:1

Nada mais invejo na esquerda do que a clareza do seu raciocínio. Mas não o compro, porque sei de onde resulta tamanha linearidade. Vem do simplismo na análise e do preconceito no argumento.

Para a esquerda que acampa nos jornais, na televisão e nos blogs, a direita nunca erra por pura e simples incompetência ou por humana fraqueza perante as tentações. Não, a direita erra porque quer. Porque é mentirosa e fascista. Porque lhe subjazem programas ocultos e tenebrosos de controlo dos indivíduos, de resgate da Democracia e de regressão social. A direita bate na mulher, no rafeiro e no ceguinho.

Ontem, esta verborreia montou tenda mais uma vez. A Espanha chutou o PP porque o Governo mentiu.

Mentira digo eu. Porque em Espanha venceram o medo e os que ganham com ele. Porque os Espanhóis votaram em quem menos lhes atiça Bin Laden. Nenhum povo, por mais corajoso que seja, está disponível para ver morrer os seus filhos. Se não o estiveram os Americanos com o Vietname ou os Portugueses com África, porque o estariam agora os Espanhóis perante o mais desleal dos inimigos, que não mostra o rosto nem a iminência do ataque.

Zapatero e restante rebanho pacifóide, vi-os festejar no Domingo, desenrolando as bandeiras guardadas na arrecadação. Riram e cantaram, em alegria miserável, num país de luto que lhes deu uma vitória difícil.

Foi preciso muito sangue, suor e lágrimas.

Parabéns.

FMS

segunda-feira, março 15, 2004

CURIOSO

Hoje, na Sic Notícias, Francisco Louçã chamou:

a) canalha a Aznar e não aos terroristas;
b) terrorista à Al-Qaeda e nunca à ETA.

JV
QUASE

Ao ler a "lição de democracia" que o Daniel Oliveira pretendeu dar-nos, quase me apeteceu parafrasear o Dr. Soares.

Mas prefiro não o fazer.

Desejar que "democratas" destes "cresçam e apareçam" é a pior praga que se pode rogar a um país.

JV

domingo, março 14, 2004

O VOTO PELA PAZ?



Este post poderia ser, noutras circunstâncias, considerado demagógico. Mas, depois do Barnabé ter colocado a imagem de uma vassoura com o título "começou a limpeza", qualquer argumentação é desnecessária.

Quando um atentado terrorista internacional muda o sentido de uma votação, quando manifestações ilegais na vésperas da eleição são consideradas normais, quando há quem fique contente pela ETA não ser a autora de mais um assassinato.. não sei quem ganhou, mas não devem ser boas pessoas.

Chamam mentiroso a Aznar, dizem nos telejornais portugueses que ele ocultou informação... isto depois de, na noite anterior, o Ministro do Interior ter realizado 5 conferências 5 de imprensa. O que é que queriam? Delegados das C.C.O.O. nas brigadas de investigação?

Vê-se, na TV, uma manifestação de alegria pela Paz conseguida! Pois sim, isto lembra-me Munique.

DBH
FACHA ES TU MADRE
(ou, insulto à esquerda revolucionária)




A esquerda mediática é revolucionária. É revolucionária porque sabe que não vai haver revolução e é mediática porque gosta de se ouvir.

Esta esquerda, ao contrário do PCP, não faz promessas - faz ameaças.

É geneticamente anti-situacionista, o que lhe fica bem, mas é estruturalmente burguesa, pelo que tem muito a perder se lhe exigirem que prestem contas. Assim, ninguém quer o BE no governo, nem sequer Louçã, pois iria "perder a graça".

É isto que esta esquerda, a "que conta", tem: graça. Federação de causas laterais e questões marginais, tem imaginação, mas não a quer levar ao poder.

Porque é do contra, necessita insultar para sobreviver, as suas palavras de ordem (curioso paradoxo) para reunirem os fiéis têm de ser insultos. Como este, que se ouviu ontem à noite em Madrid:

"Esto es lo que pasa/Por tener un gobierno facha"

São os meninos mimados briguentos, que chamam "Facha" (fascista) a quem com eles não concorda, a quem com eles não grita.

Fascista é uma marcha para intimidar antes de uma eleição, fascista é não respeitar uma democracia e as suas regras. Fascista é impôr uma verdade pseudo-revolucionária pela força do número, pela força da propaganda. Fascista é atacar o opositor ao lado da cabine de voto.

DBH
O NÓ CEGO

Diz o relativo MC que uns amigos do Ministro Bagão Félix (i.e. nós) se teriam queixado já há algum tempo da indumentária do líder da oposição.

Não me recordo.

Que me lembre, nunca falámos do Francisco Louçã a este respeito. Normalmente referimo-nos ao Bloco de Esquerda em bloco. Achamos que eles gostam mais desta referência no colectivo. Mas não há regra sem excepção.

Entusiasmado com este tema nodal, o MC abalançou-se nas figuras de estilo recorrendo para o efeito a nós de gravata, nós na garganta, etc..

Quanto a nós, bem.

Esqueceu (como esquecem sempre os do seu partido) o nó cego em que o PS deixou o país e o facto de ter fugido sem o desatar.

A este propósito, existe um outro nó que talvez interesse o partido do MC:o nó de Ladrão

É uma variante do nó Direito mas tem tendência para correr.

O PS poderá recorrer também à Volta do Salteador (nó utilizado para descer com um dos cabos e desamarrar o nó com a outra ponta do cabo) ou ao nó de Aselha (nó rápido e simples, completamente seguro e cuja laçada serve como uma funda, utilizado quando se quer içar um fardo) quando apresentar o seu candidato presidencial.

JV

sábado, março 13, 2004

... POIS (II)

Na véspera das eleições espanholas, uma manifestação (obviamente espontânea) está em frente à sede do PP.

O jogo dos assassinos dá frutos.

Perde a democracia.

JV
...POIS
Escreve o AG:
"A ver se percebo: se os atentados foram obra da ETA, a ETA é responsável pelos atentados; se foram da Al-Qaeda, os responsáveis são Aznar e Bush. É assim? Está percebido. Desculpem a maçada."
DBH

sexta-feira, março 12, 2004

A NÁUSEA (II)

Pergunta EPC: "A grande questão está em saber qual é a melhor forma de combater as acções terroristas: homogeneizando ideologicamente a noção ou pluralizando-a em termos de maior rigor conceptual?"

- Hmmm... e se fosse antes combatendo-as mesmo?

DBH
DEBERES PARA HORAS DE RABIA
Por Ignacio CAMACHO


Lo primero, llorar. Sin tapujos: llanto de dolor, de impotencia, de rabia. Llanto por las víctimas, por el pueblo herido, por la nación golpeada. Lágrimas negras de luto y de espanto, un río de lágrimas que alivie el sofoco y humedezca la piel reseca de este país sin aliento.

Lo segundo, rezar. Una plegaria por los caídos, una oración por los muertos, un minuto de recogido silencio de la conciencia por la memoria de todos los que ya sólo viven el silencio eterno de la nada. Y un minuto, también, de meditación sobre nosotros mismos, de reflexión sobre nuestra maldita condición de arcángeles negros capaces de incubar el virus de la maldad.

Lo tercero, sentir. Ponerse en la piel de los trabajadores madrugados en un amanecer temprano de rutinas y esfuerzos, camino de un trabajo sin más gloria que la dignidad del pan de cada día. Y que, de pronto, en el sesteo adormecido del tren, han sentido abrirse sin preámbulos la puerta del infierno.

Lo cuarto, pensar. Dejar que las ideas se abran paso entre un torrente de sentimientos agolpados que brotan de las burbujas revueltas de la sangre. Es legítimo el dolor, es justa la rabia, es lógico el hirviente impulso de la venganza. Pero es más necesario el orden de la razón, esa fuerza intelectual que nos hace superiores cuando somos capaces de dominar la sacudida del instinto. Pensar sin dejar de sentir, dominar desde el cerebro los latidos del corazón acelerado por los ecos de la tragedia.

Lo quinto, recordar. Tenemos el privilegio de la memoria para anotar los datos del camino que conduce a esta desolación ilimitada. Recordar que sólo hay un terror, como sólo hay un fuego o un agua o un aire. Un terror que no tiene paliativos, ni casuismos, ni atenuantes, ni comprensiones. Un terror ante el que no cabe el diálogo, ni la complicidad, ni la doblez. Un terror que no admite miradas oblicuas, ni beneficios políticos, ni tentaciones oportunistas, ni búsqueda de otros culpables que no sean quienes extienden la muerte como un manto siniestro de amenaza y destrucción.

Lo sexto, salir. Es la hora de las calles, el momento de echarse a cuerpo limpio con las manos alzadas contra la tempestad de sangre. Está lloviendo sangre sobre España, y bajo esa intemperie de brutalidad tenemos que pasearnos de nuevo para defender la vida, la libertad, la razón, la convivencia. Como antes, como en aquel verano estremecido por la inocencia asesinada de Miguel Ángel Blanco, como tantas otras veces en que hemos sido capaces de comprender que sólo la rebeldía de la gente es capaz de sostener el frágil equilibrio de la paz. A la calle, que ya es hora, dijo el poeta, a mostrar que, pues vivimos, anunciamos algo nuevo.

Lo séptimo, esperar. Sólo dos días; cuarenta y ocho horas de silencio antes de decir lo que sentimos y pensamos del mejor modo en que la democracia expresa la voluntad del pueblo. Esperar con rabia contenida, con la respiración entrecortada, con el corazón a cien y el estómago apretado por la cosquilla de los demonios. Dos días para honrar a los muertos y cuidar a los heridos; dos días para consolar a las familias y rumiar esta intensa conmoción sobresaltada. Dos días para asentar la ira, para dominar el rencor, para digerir la desesperación.

Y lo último, votar. Caminar el domingo hasta las urnas con una furia serena que arranque del fondo de nuestra conciencia, y llenarlas de hermosas papeletas blancas que sepulten el odio bajo una montaña de voluntades. Votar sin hipotecas mentales ni debilidades morales. Votar con toda la libertad, con toda el alma, con toda la esperanza y, entonces sí, con toda la rabia desencadenada y acumulada en estas horas de infamia.

(ABC)


JV
A NÁUSEA

EPC ao seu melhor estilo.

Sugiro-lhe que pergunte aos espanhóis o que pensam sobre a "relatividade da noção de terrorismo" e a "necessidade de rigor conceptual".

Verá para onde lhe mandam o Derrida.

JV

quinta-feira, março 11, 2004

Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo

Ler mais aqui.

DBH
Dias Assim

11 de Marco... mesmo aqui longe (no arquipelago das ilhas Phi Phi - onde foi filmado o filme "A Praia") chegam ecos do terrorismo da ETA. Sera que os etarras escolheram a data de proposito como dia propicio para actos de extremismo, anti-democracia e violencia?

FA

(PS - desculpem a ausencia de pontuacao... para a proxima escrevo em Tailandes!!)
A RAIVA E O ORGULHO:

"Desculpem lá estar a escrever um texto tao grande, mas à coisas que me irritam e coisas que não consigo suportar e aproveito o facto de estar a viver em Sevilha tenho já alguma noção politica e percepção das lógicas desta terra.

E escrevo a propósito do atentado e dos comentarios dos líderes políticos:

A ETA encontra-se, sem dúvida, muito mais fraca em virtude das prisões efectuadas recentemente em Espanha e França. Ela tentou já, nesta campanha eleitoral, vários atentados que, felizmente, a policía conseguiu abortar, incluindo um a semana passada que, se pensa, seria para um atentado brutal.

Infelizmente hoje não foi possível.

Este Ibarretxe tem um plano para a autonomia basca perfeitamente absurdo. O parlamento desta provincia também faz coisas perfeitamente estupidas e sem sentido apoiando-se em leis que aprova contra a constituição e, em parte, em defesa da ETA.

O Gaspar Llamazares (IU - Izquierda Unida, tipo CDU) tinha, claro, que dizer que é um acto Nazi, tentando identificar a ETA com o fascismo -> com a Extrema Direita -> com a direita em geral... tudo o que de mau vem ao mundo é sempre culpa da direita... (estes raciocinios irritam-me muito...).

O líder do PSOE (o PS de cá) Zapatero, chegou a acordo para formar governo na Catalunha com Josep Lluis Carod-Rovira , o líder da (ERC – Izquierda Republicana da Cataluña, partido independentista) e que em negociações com a ETA chegou a acordo para que não efectuassem atentados ne Cataluña (coisa que recentemente foi comprovada por um comunicado da ETA em que declarava um cessar fogo na, e apenas na, Cataluña) e, em compensação, o goberno da Cataluña daria cobertura política às acções da ETA.

Eu diria que é inacreditável, não?

Resultado: quando se soube destas reuniões, o sujeito em questão demitiu-se do cargo que ocupava, mas continua oficialmente como conselheiro... o PSOE continua no governo; toda a esquerda critica o PP por dizer que o PSOE deveria sair da aliança e que o dito sujeito deveria ir à polícia dizer tudo o que sabe sobre a ETA. responde o tipo que só vai se quiser.

Ou seja o culpado de tudo, no fim é o PP...

Pergunto eu: não é uma obrigação moral uma pessoa destas dizer tudo o que sabe para a captura destes assassinos? Ou então deveria ser acusada de cúmplice, ou não? Ou em nome da Democracia eu posso fazer tudo o que quero?

Enfim, era só para mostrar que a esquerda é igual em todo o lado... e em todo o lado me irritam. Isto devido a que, não sei porquê, tenho a sensação de que se foie em Portugal não seria muito diferente...

Desculpem lá o comentario longo e, se calhar, patético, mas não consigo evitar...

Um grande abraço,

_
Bernardo Mira-Delgado"





Caro Bernardo,

Em momentos destes é preciso, acima de tudo não perder a calma e concentrar atenções nos verdadeiros responsáveis pela tragédia. Por muito que nos irritem os incautos que condescendem ou colaboram com esses - não consigo melhor definição - merdas.

Continue a escrever.

Outro.

FMS

PS. Caro Bernardo,

Obrigado pelo teu mail. Compreendo bem o que escreveste, como podes reparar no post anterior (ver aqui).
Um forte abraço,
DBH

IBARRETXE: "ETA HA PRETENDIDO DINAMITAR LA DEMOCRACIA"



Declarações de uma Espanha unida, contra a ETA:

Mariano Rajoy (PP)

El líder del PP Mariano Rajoy ha asegurado que "se ha acabado la campaña electoral" tras el "asesinato masivo" cometido hoy por ETA en Madrid. En declaraciones a Onda Cero, Rajoy, a afirmado que ETA ha puesto "de luto la democracia" y que "debemos tener claro que no nos puede poner de rodillas". "Hay que mantener la calma, la serenidad y hay que ir lisa y llanamente a por ellos", ha recalcado Rajoy.

José Luis Rodríguez Zapatero (PSOE)

"ETA ha intentado intervenir en la campaña", ha afirmado el secretario general del PSOE en la Cadena SER. "Yo pediría a todos los ciudadanos que el domingo, como reacción a ETA, hubiera una masiva participación en las urnas", ha insistido Rodríguez Zapatero. Al líder socialista le gustaría que "la reacción de hoy de los partidos políticos fuera una reacción compartida, una reacción conjunta, una reacción donde nadie hiciera una valoración política que pudiera dividir o enfrentar a los demócratas"

Juan José Ibarretxe ('lehendakari')

El jefe del Gobierno vasco ha condenado en rueda de prensa los atentados cometidos por ETA en Madrid y ha aesgurado que el terrorismo "no es de los vascos, es de ETA". Según Ibarretxe, "ETA ha pretendido dinamitar la democracia". "No utilicemos la violencia de ETA con fines partidistas", ha asegurado Ibarretxe, para quien los terroristas están danto "sus últimos coletazos". El lehendakari ha convocado a todos los vascos a concentrarse "sin lemas, sin comunicados" a las 20.000 en todos los ayuntamientos vascos. Ibarretxe, sensiblemente emocionado, ha querido enviar a todas las familias de las víctimas "un abrazo de todo corazón" de parte de todos los vascos.


Gaspar Llamazares (IU)

El coordinador general de IU ha condenado "la barbarie nazi que hoy ha cometido ETA" y ha pedido "una imagen común de unidad entre todos los partidos" y una reunión de las fuerzas democráticas "para responder ante esta barbaridad". Llamazares ha pedido además "persecución policial y penal hasta acabar con ETA".

DBH






O DIÁLOGO?




Josep Lluis Carod-Rovira tem como mote da sua campanha "PARLANT LA GENT S'ENTÉN", como quem diz, a falar é que a gente se entende. Isto, claro, como justificação das suas conversações com a ETA.

Os seus apoiantes, da esquerda paciifista, classificam-lo como "Josep-Lluís Carod-Rovira, polític ètic, compromès amb el diàleg i la pau".

Mas qual ética é que resta? Que compromossivo, com a ETA, é que pode ser ético? Que diálogo é possível? Que paz é esta?

DBH

quarta-feira, março 10, 2004

DOIS PAÍSES, UM SISTEMA


Segundo a Lusa :"O ex-presidente guineense Kumba Ialá, libertado segunda-feira à noite do regime de residência vigiada, voltou a ficar sujeito a esta medida". Enfim, lá demora mais tempo.

DBH

SIR COSTINHA: Hoje apetece-me ser sobranceiro. Depois de uma noite de sofrimento e unhas dilaceradas, depois de uma madrugada a navegar por aqui, apetece-me embandeirar em arco, ambicionar desmesuradamente e rir das tristes figuras dos patetas alegres que se pavoneiam na rua, nos cafés e nos programas interactivos da rádio, destilando veneno e inveja contra as minhas meninas. Apetece-me, pronto. Mourinho já disse que a Liga dos Campeões não foi feita para ser ganha por equipas portuguesas. Mas eu sei que ele sabe que o Porto, com a sua maneira heróica de entrar em campo, com a sua arrogância de entrar em qualquer estádio para se bater de igual para igual e com a recusa em se escudar em "sistemas" ou outros conceitos marxistas - qual estalada de luva branca, não é uma equipa portuguesa.
FMS

terça-feira, março 09, 2004

SANTINHO



O MC ficou muito incomodado pelo facto de a Conferência Episcopal insistir na defesa do direito à vida usando argumentos que, pelos vistos, maculam a sua sensibilidade jurídica.

O MC sabe que casos de inimputabilidade e de limitação da responsabilidade podem acontecer em situações que não se enquadram no que designa - tecnicamente, presume-se - por estar "louco" ou "fora de si", mas faz o número da indignação com habilidade e denodo.

Esperar que a CEP tivesse outra posição é a mesma coisa que admitir que nenhum dos amigos do MC usa avental de quando em vez.

Sugiro ao MC que pergunte ao cabeça de lista do PS nas próximas eleições europeias o que pensa sobre o assunto e, aproveitando o balanço, ao Presidente da Internacional Socialista.

Não me parece que o PS esteja em condições de explicar aos Bispos portugueses como se sai de nenhum circuito fechado.

São um partido constipado todo o ano, a assoar-se no país por engano.

JV
SE...ou o epílogo do epígono apegado aos prefácios



"Se eu fosse uma pessoa pretensiosa - que não sou - dir-vos-ia: o doutor Paulo Portas cresça e apareça. Mas eu não vou dizer uma coisa dessas, porque não tem sentido."

Se eu fosse uma pessoa tendenciosa - que não sou - dir-vos-ia: o doutor Mário Soares está incomodado. Mas eu não vou dizer uma coisa dessas, porque não tem sentido.

Se eu fosse uma pessoa acintosa - que não sou - dir-vos-ia: o doutor Mário Soares sente-se ultrapassado. Mas eu não vou dizer uma coisa dessas, porque não tem sentido nenhum.

Se eu fosse uma pessoa belicosa - que não sou - dir-vos-ia: o doutor Mário Soares, comprado pelo que vale e vendido pelo que acha que vale, é um bom negócio. Mas eu não vou dizer uma coisa dessas, porque também não tem sentido.

Se eu fosse uma pessoa optimista - que não sou - dir-vos-ia: o doutor Mário Soares tem fair-play. Mas eu não vou dizer uma coisa dessas, porque estaria a mentir.

JV
11 DE INGLATERRA



Exercitando o patriotismo no seu último reduto politicamente correcto, deixo aqui os meus sinceros parabéns aos membros do corpo expedicionário que hoje fez das tripas coração.

JV
ESTA FRASE DAVA UM BLAWG:

LAWYER, n. One skilled in circumvention of the law.

Ambrose Bierce The Devil's Dictionary

FMS
DESPOJOS DE UM CASAMENTO II:

Pelos vistos, o pequenino mundo da blogosfera portuguesa é assim como o pequenino mundo da imprensa cor-de-rosa nacional. Basta um tipo casar-se para ser notícia.

O Fernando anda incontactável em terras do Oriente, mas aqui este vosso servo encarrega-se de registar as felicitações no livro de presenças.

Caros
Bem, no mínimo o que eu posso desejar ao FA é as maiores felicidades. Mas ele agora nem lê os mails ...( compreende-se). Transmitam-lhe se puderem. Era o mínimo depois das coisas exageradas que ele já disse sobre o meu manhoso blog... e aplica-se-lhe agora as frases do “vosso” P. Antº Vieira no final do sermão da sexagésima: «...saiba a mesma terra que ainda está em estado de reverdecer e dar muito fruto...». Nem mais.

abraços

António


FMS

segunda-feira, março 08, 2004

DIA DA MULHER: É nestes dias que sinto mais saudades do Pipi.
FMS
ESTAVA A VER QUE NÃO: Andei dias a fio à espera de um comentário do Pedro Caeiro ao súbito apetite legiferante penal do administartivista-dramaturgo-Presidente da República wannabe Freitas do Amaral. Como penalista residente da blogosfera, esperava-se que o Pedro dissesse de sua justiça. Assim o fez hoje, reduzindo ao absurdo e ao ridículo a sugestão do ponto de vista que se exigia: o da ciência jurídico-penal. Não sei o que moveu o Professor a falar do que, manifestamente, não percebe, levando bem para lá do limite o estado actual da arte. Mas se formos pela doutrina da impressão do destinatário, talvez seja só show off e vaidade académica. Se assim for, estou descansado.
FMS
ARQUEOLOGIA CONSTITUÍNTE

Requerimento

1) Considerando que Portugal tem que avançar decididamente numa política de independência nacional, para o que a aliança com os países do Terceiro Mundo é uma questão fundamental, como já têm reconhecido alguns elementos do MFA;
2) Considerando que à frente da luta dos países do Terceiro Mundo pela independência nacional e pela paz se encontram a República Popular da China e a República Popular da Albânia;
3) Considerando o apoio que esses dois países têm dado a vários povos com a sua política de internacionalismo proletário e de não intromissão nos assuntos dos outros países;
4) Considerando a gloriosa e heróica luta travada pelo povo albanês, que, sob a direcção do Partido do Trabalho da Albânia e da Frente Democrática, derrotaram o fascismo, varrendo o capitalismo, e travaram uma dura luta contra a miséria do povo, transformando a Albânia num país próspero e independente;
5) Considerando que logo a seguir ao 25 de Abril o Governo estabeleceu apressadamente relações diplomáticas com o governo da União Soviética e dos países que estão sob a influência da política expansionista de Brejnev;
6) Considerando os mais variados exemplos de entreajuda dados pelos povos do Terceiro Mundo, e mais em particular o recente apoio prestado pela China à República Popular de Moçambique, que se traduziu num empréstimo de 1 500 000 contos, sem juros, e só reembolsável a partir de 1990;
7) Considerando que a política do, governo fascista, de constante ultraje ao povo chinês e ao povo albanês, obriga a que seja o Governo Português a, energicamente, tomar ele a iniciativa de estabelecer contactos com esses países;
8) Considerando que numa política de aproximação com o Terceiro Mundo é intolerável que um membro do Governo, o Dr. Mário Soares, fale do perigo da «albanização» em Portugal, atacando assim o povo albanês e a sua forma de poder - a Democracia Popular;
A União Democrática Popular requer que o Governo informe sobre:
1) Esforços desenvolvidos e contactos havidos com a República Popular da China com vista ao estabelecimento de relações diplomáticas.
2) Esforços desenvolvidos e contactos havidos com a República Popular da Albânia com vista ao estabelecimento de relações diplomáticas.
3) Qual o sector do Ministério dos Negócios Estrangeiros encarregado destes assuntos.
4) Passos já tomados e estado actual dos contactos.
5) Lista dos países com os quais Portugal actualmente mantém relações diplomáticas.

Américo dos Reis Duarte
UDP
(colectividade que integra o BE)

DC N.º Data da Sessão Data do Diário Página
013 1975-07-04 1975-07-05 0278

JV
O COMPLEXO DE TROTSKY




O Barnabé coloca as fotografias dos antigos presidentes do CDS/PP no seu blog, escrevendo que "não há maneira de os conseguir apagar da fotografia".

Quanto a isto temos de fazer três reparos:

I. Conhecemos os complexos trotskyanos do Barnabé, mas lembramos que foi o actual presidente do CDS que colocou as fotografias dos seus antecessores na entrada da sede do Caldas.

II. É com agrado que reparamos que continuam as buscas, na hemeroteca e no google, da história do CDS.

III. Não havia, no entanto, necessidade do Barnabé escolher uma fotografia do Dr. Monteiro a fazer beicinho.



DBH
AVISO:

Este blog é teúdo e manteúdo por Martim Borges de Freitas e João Vacas (em Bruxelas), por Diogo Belford Henriques e Francisco Mendes da Silva (no eixo Lisboa-Viseu) e pelo marido da SoFiA (a caminho da Tailândia) incumbências, imprudências e impudências para oquintodosimperios@hotmail.com.
OBRIGADO, SENHOR: Charlatans em Julho no Festival de Lisboa
FMS
DESPOJOS DE UM CASAMENTO:

Recebemos com ternura as seguintes palavras de incitação:

Caríssimos rapazes e ilustre recém-casado

Quero apresentar aqui os meus sinceros parabéns por ocasião da união abençoada do vosso/nosso Fernando Albino. Aproveito para dizer que não há nada melhor que o casamento. Um casamento curto é sempre melhor do que um namoro longo. Toca a casar, rapaziada! Nada de medos.

Grandes beijos para todos,
Charlotte


Pronto, Fernando, atira lá o ramo para ver quem é o próximo.

FMS
CENAS DE UM CASAMENTO - I



Ficou-me uma dúvida. O gajo do kilt seria um escocês dos verdadeiros?

JV
ESPAÇO PUBLICIDADE




Mais uma razão para se comprar um Moleskine, é o facto de esta marca não ter publicidade "agarrada" ao Euro 2004.

DBH
INGRATIDÃO

Escreve Ana Sá Lopes, referindo-se ao Barnabé:

-"Quando o PÚBLICO nasceu tu já sabias ler?"

Está visto que ASL não é da "esquerda que conta"
DBH

sábado, março 06, 2004

CAN YOU HEAR THE DRUMS FERNANDO?

O FA vai-se casar daqui a pouco. O JV e eu somos padrinhos. O noivo, conhecendo bem os padrinhos que escolheu, avisou-nos que não nos queria a tratar de nada, que não nos queria ver preocupados e que, se possível, para estarmos na igreja à hora marcada. É verdade, o FA conhece-nos bem. É por isso que daqui a um pouco lhe vamos dar um forte abraço.

Parabéns!
DBH
CENAS DE PREPARAÇÃO PARA UMA VIDA CONJUGAL III

-Vão estar muitos estrangeiros no teu casamento?
-Oh pá, vai parecer a ONU!
-Isso não me parece nada que seja um bom sinal...

(conversa entre o noivo e um padrinho, 16 horas antes do casório)
DBH

sexta-feira, março 05, 2004

ESTADO AVELINO FERREIRA TORRES
Sobre Avelino Ferreira Torres a nossa posição é simples. É a mesma do PS mas ao contrário:

Pedimos Justiça!

DBH
CHEGA P'RA LÁ: Muito se orgulham os blogs de esquerda das suas caixinhas de comentários, da sua aparência de democraticidade, da sua abertura à sociedade civil. E muito criticam os de direita por não permitirem que a voz dos seus fiéis se ouça. Mas a verdade é que os comentaristas de serviço são sempre os mesmos, uns tais de Real, Tchernobyl, O Bom Selvagem, Michael Oakeshott (que não esse), entre mais alguns profissionais do comentário. O meu problema não é a democracia. Eu não gosto é de stalkers.
FMS
VERÃO DE 2003 FOI O MAIS QUENTE NA EUROPA DESDE 1500:

Então foi por isso que na altura se atiraram todos ao mar e rumaram de férias para o Brasil.

FMS


quinta-feira, março 04, 2004

BLAWGS: Ele há dias em que acordo com mais apetência para a forma do que para o conteúdo, mais virado para o estilo do que para a substância. São os dias em que me lembro dos melhores nomes para bandas (o melhor foi "The Beatless", ao qual deveria corresponder, obviamente, um som acústico, bucólico e... sem ritmo). Hoje, por exemplo, dia do meu primeiro julgamento, andei o dia todo a imaginar nomes para Blawgs . Confesso que não sei como é que há quem crie um blog para falar de Direito, mas juro que arranjava qualquer coisa para dizer se o meu tivesse o magnífico nome de "Os Amigos da Lex". Ou "Lex Pistols". Ou "DisLEXia".
FMS
JAMILA MÃOS DE TESOURA




JS admite "cortar" com o PS.

"Que medo!" terá dito Ferro, agora mais Seguro.

JV
A EMBUÇADA




Nos tempos da berraria
Que deu brado nas bancadas
Em S. Bento havia
No alto da galeria
Desplantes e palhaçadas bis

A história que eu vou contar
Contou-me certa bloquista
Certa vez que eu fui escutar
Em sessão parlamentar
O teatro comunista bis

E nessa sala dourada
De ambiente nobre e sério
Para apoiar a esquerdalhada
Lá estava a ex-deputada
Personagem de mistério bis

Mas certa hora houve alguém
Que lhe disse erguendo a fala:
- Ex-deputada, nota bem
Que hoje não fica ninguém
Por embuçar nesta sala! bis

Perante a admiração geral
Embuçou-se a ex-deputada
Cobriu de vergonha Portugal
Houve gritaria total
E depois foi evacuada. bis

JV
JÁ QUE NOS CHAMAM CONSERVADORES E TRADICIONALISTAS...

... Silêncio, que se vai cantar o fado!
DBH
PARABÉNS: A imensa minoria dos protestantes metaleiros portugueses tem Voz há um ano.
FMS

quarta-feira, março 03, 2004

O QUINTO DOS IMPÉRIOS ENGANOU-SE

No meu post "imagem do Dia", por lapso, linkei para o Barnabé e não para o Bloco.

Depois do Barnabé ter anunciado a correcção de uma informação errada que difundira, retribuír é o mínimo que posso fazer.

Sei que o Barnabé se leva muito a sério mas, caro Rui, (calculo que isto seja uma grande desilusão) nunca tinha dado pelo facto de o André não ser do Bloco, de o Celso não ser do Bloco, de o Pedro não ser do Bloco e de o Rui não ser do Bloco.

Já está. Corrigido.

Aguarda-se agora que, fiel à verdade e à exactidão que tanto o preocuparam e ao espírito de reconciliação reinante, o Barnabé aproveite para emendar a tentativa de sarcasmo empregue na tentativa de correcção.

JV
UMA INSOLAÇÃO BÁRBARA!

Hoje, a Deputada Jamila Madeira resolveu querer ter graça invocando para si e para os seus um suposto "lado solar", em contraposição ao malévolo "lado lunar" que oprime os pobres obscurantistas como eu.
Faz sentido.
Só uma insolação justifica disparates semelhantes.

JV
Valise de carton

Volto amanhã à pátria amada, idolatrada, salve, salve. Atento o tema do momento (que, como a pasta medicinal Couto, anda na boca de toda a gente) já fiz saber que não vejo notícias na televisão, não leio jornais, não converso sobre política. Estou de férias. Estou de dieta. Estou farto.

FA
OLHA, AFINAL ERAM UMAS CENTENAS


Não há dúvida que o Daniel tem um problema com os números.

JV
IMAGEM DO DIA










Queria pôr aqui a imagem de um filho de 10 semanas no ventre da mãe.
Mas o Bloco não lhe reconhece direitos, acha que não existe.
Podia pôr aqui a imagem do que resulta de um aborto.
Mas, para o Bloco, isso, que é nada, não interessa nada.
Há problema? Legaliza-se. Não há problema.
É assim com o Aborto, com a Droga, com a Prostituição.
A isto chama-se justiça social à moda do BE.
E do PS. E do PCP.

JV
OLHA PARA O QUE EU DIGO: Pelos vistos, as notícias do exílio da Jamila Madeira eram manifestamente exageradas. Ainda agora ouvi a menina gritar no Parlamento contra o "oportunismo eleitoral" dos opositores ao seu Projecto-Lei de descriminalização do aborto. Quando fala de oportunismo eleitoral, Jamila fala de cátedra. É que, sempre que é para se candidatar à Presidência da sua coutada de mini-socialistas, até o Anaia serve.
FMS
A CABEÇA PERDIDA

O Barnabé está a perder a cabeça. Depois de irem buscar textos ao baú, agora chamam de Pró-Prisão a quem defende a lei actual.

Aqui no Quinto nunca chamamos ninguém de assassinos de bébés, de pró-morte ou outro extremismo qualquer. Esta falta de respeito, do Barnabé, só mostra um fanatismo perigoso e anti-democrático.

Será porque o número das assinaturas lhes correu mal?

DBH
We’ll always have Tirana

O Barnabé insiste em fazer uma viagem “down memory lane”. O Barnabé, o Bloco de Esquerda e o Dr. Louçã são neste momento a reserva moral da sociedade Portuguesa. Um exemplo de integridade e coerência para quem quiser (ou não) ver. Já sei que o Daniel, o Rui, o Celso e o André nunca, mas mesmo nunca, disseram bem do Camarada Estaline (viva a revolução do proletariado!) ou do Camarada Hoxha (vivam os não alinhados!). Eles nunca defenderam as nacionalizações, a reforma agrária, a descolonização às três pancadas, a claudicação face à ameaça soviética, a condenação do Solidarnosc como um movimento “reaccionário”. Nunca se regozijaram com as “vitórias” dos Khmer Rouge, MPLA ou Frelimo ou com as “conquistas” da revolução cubana. Não. Eles são democratas. De fato e gravata se for preciso. Não têm nada a ver com tudo de bom que 50 anos de Comunismo trouxeram, por exemplo, à Europa de Leste. Não querem colher os louros desse projecto grandioso de felicidade humana. Eles são humildes. Não têm nada a ver com a opressão Chinesa no Tibete nem com o imperialismo Soviético no Afeganistão. Não têm opinião definida sobre a Coreia do Norte (esse farol da humanidade!) e até gostam dos Americanos (desde que liderados pelo Howard Dean ou pelo Ralph Nader). Eles são, afinal, intelectual, política e integralmente honestos. Nós é que somos todos parvos.

FA
PARA VARIAR...

Segundo o relativo Filipe Nunes:
"Primeiro o PS, depois o BE. Os dois partidos lembraram que o slogan da coligação da direita para as europeias (Força Portugal!) é inspirado no Forza Italia do senhor Berlusconi."

Primeiro o PS, depois o BE? Este mundo está do avesso!
DBH
A PROPÓSITO DE SLOGANS

Qual foi o líder partidário que teve que mudar, em cima do joelho, o título da moção que apresentou ao Congresso do seu partido porque o título primitivo era uma cópia de uma outra moção apresentada por um outro líder num outro Congresso (por acaso o do partido rival)?

Esquecidos? Nós ajudamos.

JV

terça-feira, março 02, 2004

CARTÃO AMARELO:

O Daniel Oliveira acaba de recorrer à mais inacreditável e vil demagogia num post em que transcreve artigos de Paulo Portas de 1982 em que este, alegadamente, mostrava uma posição mais "aberta" relativamente à despenalização do aborto.

Não vale a pena lembrar a idade que então tinha o autor das linhas (19 anos, já agora - que criminosos defendia com essa idade Francisco Louçã?). Mas convém elucidar o Daniel e as mentes perturbadas que pululam nas caixinhas de comentários do Barnabé, que os textos de Paulo Portas se reportam a um tempo em que o quadro legal não era o actual. Um tempo em que não estavam ainda descriminalizadas as situações que conhecemos, o que só aconteceu em 1984.

Não acredito que o Daniel, assessor e dirigente de um partido com representação parlamentar, não saiba disto e não perceba do que se fala nos artigos em questão. E não saiba, para além disso, que a maioria das pessoas que nesta questão estão do lado do NÃO, estão pela manutenção da lei em vigor, que lhes parece justa e equilibrada na ponderação dos interesses em conflito, os da Vida e os da Liberdade.

O que deve incomodar as gentes de esquerda é confrontarem-se assim de repente com dados objectivos sobre Paulo Portas, o jornalista genial e o espírito respeitador (e não meramente tolerante, como os pobres de espírito).

O Daniel, que conheço e com quem já tive a grata oportunidade de confratenizar, é uma pessoa inteligentíssima e cativante como poucas, quer pela maneira irredutível como acredita e defende as suas convicções, quer pela forma lúdica como encara a actividade política. O problema é que, no meio de tanta garra e ímpeto, de vez em quando sai-se com estas entradas por trás.

A sorte dele, e que é nossa também, é que nisto da blogosfera não há cartões vermelhos. Só amarelos.

FMS
NOT MAN ENOUGH: De cada vez que ando de taxi, sou enganado. E de cada vez que sou enganado, calo, consinto e lembro o meu pai, que nunca conseguiu fazer de mim um homem à sua imagem e semelhança: intransigente e resmungão sempre que é atendido por empregados de mesa pouco solícitos ou abordado por polícias demasiado zelosos. Para o meu pai, sei-o bem, não sou ainda homem o suficiente. Mas a explicação anda mais perto da falta de paciência do que da timidez. Eu, que, como Chesterton , aprecio e confio na bondade das ideias vulgares, abomino das vísceras gente vulgar.
FMS
Pravda



Dizem-nos que os verdadeiros criminosos são os dirigentes políticos do “Grupo dos 8”. Ok, a gente desculpa. Onde é que é a próxima manifestação? Asseguram-nos que os Israelitas são todos maus e os Palestinianos todos bons. Certo. A malta compra um “kefieh”. Garantem-nos que Cuba é livre e democrática. Tudo bem. Bebamos à saúde do Fidel e à memória do Che com rum mas sem coca-cola. Afirmam que a guerra contra o Saddam foi errada. Nós concordamos. Abaixo os imperialistas Americanos mais os lacaios Britânicos! Prometem-nos que eles são os únicos defensores das liberdades humanas. É assim mesmo. Sigamo-los cega e obedientemente.

As verdades absolutas da Esquerda são tão reconfortantes.

FA

segunda-feira, março 01, 2004

QUEM SABE NUNCA ESQUECE

"Populismo é isto mesmo: utilização instrumental das instituições e dos elementos básicos da democracia para fins próprios e para ascensão e manutenção no poder. "
PAS


JV
A DISTINTA LATA

O Ivan acha "Muito engraçados estes movimentos contra a despenalização do aborto: acham mal que se contem votos em referendo, mas discutem números de assinaturas em petições."

E o Barnabé alinha, "ao falar desta gente que não quer contar votos"...

Pois. Quem é que, nos votos contados, só representa menos de 3% dos portugueses mas grita como se fosse a voz de todos? Quem escreveu, emproado de vaidade: "110.000 assinaturas. É uma das maiores petições de sempre."

Agora desvalorizam. Foi o que previmos.
DBH
A coisa está difícil

Só contam os referendos que forem a nosso favor. Só valem as assinaturas recolhidas por nós. Só é legítima uma coligação em que também estejamos. Só é bom o slogan que nós fizemos. Só é democrático o Governo que nós elegemos. Só é inteligente o cartaz que nós afixámos... Convenhamos que a conversa não está fácil.

FA
PEDIMOS DESCULPA

Afinal, não foram recolhidas nem 123.000 nem 160.000 assinaturas.

São 190.635.

Por enquanto.

Parafraseando o Daniel Oliveira, "Correu bem."

JV

LOGO COM UM AMIGO MEU... O Pedro Mexia voltou à bloguítica activa preocupantemente libidinoso, detendo-se em considerações sobre Sexo, Um Par de Mamas e a aparência de quatro meninas da assistência do último "É a Cultura, Estúpido!" (vide post "Estética" de 26.02.2004). Uma delas é a namorada aqui do yours truly, que tem andado, desde então, insuportável e incontroladamente vaidosa. Um gajo quer parecer moderno e liberal, levando-as a passear, e depois acontecem-lhe coisas destas.
FMS
PERSISTIR NO ERRO: Atendo um telefonema tardio e, do lado de lá, um amigo correlegionário experimenta traçar o perfil do candidato presidencial ideal: o carisma populista e o charme pessoal. No fundo, uma mistura entre Mário Soares e Sá Carneiro. Eu, num momento de rara clarividência, acalmo os ânimos do rapaz com um pouco de história. A façanha já foi tentada em 1980. Chamava-se o senhor Soares Carneiro. Não resultou.
FMS
OS NEO-FASCISTAS-LIBERAIS-SALAZARISTAS-PERONISTAS-E-TUDO-O-QUE-DE-MAU-PRAÍ-HOUVER

Ignoro se as escondem como trunfos na manga ou se as não encontra por falta de agilidade cerebral. A verdade é que o PS tem sido frugal em ideias dignas de registo.

Ainda este fim-de-semana, falando de Europeias, mostraram os socialistas essa parcimónia de homem simples do campo, recorrendo à verborreia formatada que têm utilizado nos assuntos domésticos: lançam anátemas à direita da coligação e revelam os planos sombrios por ela engendrados para resgatarem a Democracia e o Estado de Direito. Que, claro, são propriedade do PS, guardados na arrecadação do Largo do Rato e distribuídos pelo país ao sabor e ritmo da generosidade imensa dos senhores que lá moram.

Os maníacos das comparações acotovelam-se nos jornais. Já falaram em Salazar, Mussolini, Berlusconi, no neo-fascismo e agora em Peron e Thatcher. Eu agradeço a parte da Baronesa, mas gostava de saber qual é o critério a que o PS recorre para juntar coisas tão distintas. É que se é só name dropping indiscriminado e compulsivo, ainda deve haver por aí muito grunho reaccionário com quem comparar o Dr. Portas, no Chade, nas Caraíbas, no Marco de Canavezes, sei lá.

Não é nada que me tire o sono, mas a ingenuidade surpreende. Quer o optimismo entusiástico de pensar que as pessoas entendem as comparações, quer o pessimismo quase antropológico de achar os portugueses estúpidos ao ponto de não perceberem o absurdo da historieta que lhes contam.

E de não perceberem que o PS, ao actuar dessa maneira, apenas pretende encobrir a sua desorientação, o seu deprimente deserto de ideias e a sua angustiante capacidade de se renovar, da qual o Pedro Adão e Silva é a única excepção visível.

Mas o Pedro, fã do Nowhere e do Brideshead Revisited, é por mim inatacável.

FMS